sábado, 14 de janeiro de 2017

Delegacia de Imbé ganha núcleo especializado em Justiça Restaurativa


     A Polícia Civil inaugurou, nesta sexta-feira (13), um novo núcleo especializado em Justiça Restaurativa na Delegacia de Polícia de Imbé, no Litoral Norte. O 18º Núcleo de Mediação de Conflitos do Programa Mediar dá continuidade ao projeto da corporação de expandir a prática em todo o estado. Em vigor há 10 anos no Brasil, a Justiça Restaurativa consiste em resolver coletivamente e por meio do diálogo crimes ou ofensas com a participação do infrator e da vítima.

     O programa foi instituído através da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia, com o objetivo de avançar nos ideais de mediação não punitiva, sendo contraponto à Justiça Retributiva. Tendência mundial, a técnica aposta no diálogo e no consenso para apaziguar conflitos, controvérsias e problemas entre os envolvidos.

     Para o chefe de Polícia em exercício, delegado Leonel Fagundes Carivali, a Operação Verão para Todos do governo do Estado é o momento ideal para a instalação de um núcleo de mediação na região litorânea. "Os meses de janeiro e fevereiro, em que há o aumento da população flutuante e do efetivo, possibilitam a multiplicação da cultura de mediação entre os policiais das diversas regiões do estado que são remanejados para o Litoral", explicou.

     Segundo a delegada Sabrina Deffente, titular da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa e Gerente do Programa Mediar, a prática não dá atenção apenas aos delitos graves, mas também trata dos problemas que afligem o cidadão no dia a dia. "Estes casos, quando não são tratados de forma adequada, acabam evoluindo e se tornando crimes de maior violência. A cidade merece receber dos policiais civis um novo olhar cuidadoso e pacificador", afirmou.

Texto: Ascom Polícia Civil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário