domingo, 8 de janeiro de 2017

Cidades do Vale do Sinos podem sofrer desabastecimento de água em razão da presença de lama do Rio dos Sinos

     Os problemas ocorridos com a enxurrada na cidade de Rolante, a qualidade da água está comprometida e várias cidades que são abastecidas pelo Rio dos Sinos. Cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Portão, Estância Velha, Sapucaia do Sul, entre outras estão em estado de alerta de um provável desabastecimento. A lama que vem descendo pelo rio já atingiu várias estações de tratamento dessas localidades.

     A origem de todo problema se deu com o rompimento de um açude em São Francisco de Paula, devido à grande quantidade de chuva. A presença de lodo nas águas do Sinos está mudando o nível de turbidez de suas águas. A turbidez normal do Sinos é de 50 NTU - hoje está em 10.000 NTU. 

     Em Taquara, onde o índice chegou a 20.000 NTU na noite dessa sexta-feira (6), o tratamento e o abastecimento estão sendo restabelecidos gradualmente. Turbidez é a presença de materiais em suspensão na água, reduzindo a transparência e dificultando a absorção e reflexão da luz.

     Segundo a Prefeitura de São Leopoldo, a falta d´água deve atingir vários bairros da cidade, pois os níveis dos reservatórios estão baixando e também não é possível, neste momento, o processo de captação em função da lama. As equipes do Semae estão monitorando as Estações de Tratamento, para que a situação seja regularizada o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário