sábado, 17 de dezembro de 2016

Programação Natal Tchê 2016 de Cambará do Sul


Alunos da escola Santos Dumont realizam ação solidária na Casa de Passagem de Sapucaia

     Cidadania na prática. Foi isto que os estudantes do 9º ano B da escola municipal Alberto Santos Dumont, de Sapucaia do Sul, tiveram na manhã desta sexta-feira, 16. Eles trocaram o tradicional passeio de formatura por uma ação solidária na Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul – Acapass.

     Os 27 alunos formandos optaram por usar o dinheiro arrecadado ao longo do ano para promover um almoço especial e momentos de integração com brinquedos infláveis e brincadeiras, com as crianças e adolescentes assistidos na Associação. A ideia partiu do professor de História da instituição, Nilson Kist, que viu na ação a chance dos alunos vivenciarem a solidariedade e a prática cidadã. “São temas que foram abordados com os alunos ao longo do ano então, vimos que seria uma ótima oportunidade envolver os estudantes em uma ação como esta.”

     Os estudantes por sua vez, aprovaram a ideia por unanimidade e, ainda, ampliarão a ação arrecadando roupas, alimentos e produtos de limpeza com seus familiares e com a comunidade do bairro, para doarem a Acapass.

     “Nos colocamos no lugar destas crianças e adolescentes e pensamos que também gostaríamos de passar momentos assim, de alegria e esperança”, disse a estudante Lívia Santos Martins, 16. “É uma forma de se colocar no lugar do outro. Com certeza, esta passagem da nossa vida ficará marcada de forma positiva”, contou a estudante Pamela Gonçalves dos Santos, 15.

     A diretora da Acapass, Marineti Linck, achou a iniciativa dos estudantes fantástica, pois cria uma interação salutar entre os envolvidos. “Fiquei emocionada com a atitude da escola. Esta interação entre estes dois universos é muito positiva, para todos os lados. É uma forma de estreitar laços e acabar com qualquer tipo de discriminação. Nossas crianças e jovens precisam de carinho e atenção”, disse Marineti. Atualmente, a Acapass atende 18 crianças e adolescentes, seis deles estudam na escola Alberto Santos Dumont.



Comunicação Social PMSS

Escola sapucaiense Rosane Amaral Dias vence concurso Ludus de Natal

     Pelo terceiro ano consecutivo a escola municipal Rosane Amaral Dias, venceu o concurso “Decoração Natalina: Um Natal Sustentável”, da Lema Tecnologia, através do Portal Educacional Ludus e em parceria com a Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio da Secretaria de Educação. A premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 15, na sede da secretaria e contou com a presença do secretário de Educação, Selvino Scheibel; do diretor da Lema Sistemas, José Mauro Freitas e da coordenadora pedagógica do Portal Educacional Ludus, Rejane Panizzi.
     Das cinco escolas premiadas, quatro são de Sapucaia do Sul. O objetivo do concurso era estimular os estudantes a criarem uma decoração natalina utilizando apenas materiais recicláveis. O secretário Selvino Scheibel parabenizou todas as escolas pelo empenho e pela conquista e falou, ainda, sobre a importância do tema. “Sustentabilidade é um tema que deve estar cotidianamente em nossas vidas e, o Portal Ludus viu a oportunidade de unir esta temática com os festejos Natalinos, incentivando os estudantes a soltarem a criatividade e aprenderem ainda mais sobre o meio ambiente e a manutenção do nosso planeta.”
     A diretora da escola Rosane Amaral, Luana Bitelo, conta que toda a escola se envolveu com o concurso e os estudantes aprenderam muito. “Não é uma competição, é aprendizagem. Os estudantes pesquisaram muito sobre os materiais recicláveis e o que poderia ou não ser utilizado na montagem da decoração”, disse Luana. Como prêmio, a escola recebeu máquina fotográfica digital compacta.
     Além da Rosana Amaral, outras três escolas sapucaienses foram premiadas no concurso de Natal. A escola municipal Justino Camboim, que ficou com o terceiro lugar, ganhou uma coleção de livros infanto-juvenis. A escola municipal Hugo Gerdau, que conquistou a quarta colocação foi premiada com um kit esportivo (contendo bolas de futebol campo, futebol de salão, voleibol, basquetebol e handebol). Já o quinto lugar foi da escola municipal Walmir Martins, que ganhou dois pen drives de 16 Gb cada.

Comunicação Social PMSS

São Leopoldo: 7º Natal Sinos com Orquestra

Evento: 7º Natal Sinos com Orquestra Unisinos Anchieta
Data: 22 de dezembro de 2016
Horário: 20h30
Local: Praça Tiradentes (em frente à Igreja Matriz)
O evento conta com a participação especial de Ernesto Fagundes e Yamandu Costa
Realização: Fecomércio RS| Sesc São Leopoldo
 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Novo Hamburgo: Natal dos Sinos terá passeio turístico

     Para promover os pontos turísticos de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), promoverá um tour pelo Município. O evento está programado para ser realizado na quinta-feira, dia 22 de dezembro, com horário ainda a ser definido. A participação é gratuita e aberta para toda a comunidade.

     O intuito da atividade, é promover pontos históricos e turístico da cidade. Sobre o trajeto, a saída será do Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333) com primeira parada na Avenida Pedro Adams Filho. O trajeto inclui a Praça da Bandeira, a Câmara de Vereadores e a Delegacia de Polícia. O passeio continua pelo bairro histórico de Hamburgo Velho onde terá pontos como a Fundação Scheffel, a Casa Schmitt-Presser, as Igrejas Três Reis Magos e Nossa Senhora Aparecida, e o Campus I da Feevale. Está previsto também ida ao Santuário das Mães, seguindo para o Parque Floresta Imperial.

Inscrições
     Os interessados em participar podem ir até o Receptivo Turístico, apresentando nome completo, contato de telefone e um documento de identidade. Há possibilidade de se inscrever pelo e-mail turismo@novohamburgo.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3527-1692 e 3527-8127.
Fonte: http://an.novohamburgo.rs.gov.br/

Base do SAMU em Imbé será reaberta dia 21

     Menos de 20 dias após encerrar as atividades, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Imbé será reaberta na próxima quarta-feira, dia 21 de dezembro.

     O fechamento ocorreu por conta do encerramento do contrato da empresa Líder, que administrava as operações do Serviço na cidade e não se interessou na renovação do convênio por conta da falta de repasses do Governo Federal e do atraso de recursos por parte do Governo Estadual.

Foto: Luiz Falconi
     Segundo o prefeito Pierre Emerim, a reabertura da base do SAMU em Imbé, localizada na esquina da Avenida Brasil, 1458, no balneário Presidente, é fruto do esforço da Administração Municipal. Ele afirma que Imbé vai assumir cerca de 75% do custo total do serviço para que as atividades não parem. “Foi a saída que encontramos para não deixar a população sem esse atendimento. Mesmo com o atraso dos repasses nós não podemos deixar de garantir ao cidadão o direito à saúde básica de emergência”, afirmou. “É uma despesa que não é nossa, mas nós não temos outra alternativa. Ou fazemos isso ou deixamos a população sem atendimento”, resumiu. “Inevitavelmente nós deixaremos de investir em outras áreas para manter este serviço essencial em pleno funcionamento”, complementou.

     O chefe do Executivo salientou que a reabertura do serviço às vésperas da temporada de verão é uma ação importante para garantir o rápido atendimento aos casos de urgência do município. “A base de Tramandaí deu o suporte às demandas que aconteceram na nossa cidade durante este período, mas com a reabertura da nossa base no balneário Presidente nós vamos assegurar à comunidade um atendimento mais rápido”, frisou Pierre.

Fonte: Prefeitura Municipal de Imbé

Cancelada ação do Dezembro Vermelho deste sábado em Imbé

     Em virtude das rajadas de vento que passam dos 40km/h nesta sexta-feira (16) e da previsão de que neste sábado (17) os ventos possam chegar aos 50km/h, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia o cancelamento da ação do Dezembro Vermelho, que estava programada para ocorrer neste sábado na esquina das avenidas Paraguassú e Garibaldi, no Centro.

     O vento compromete a estrutura da pirâmide que seria instalada na tarde desta sexta pelas equipes da Prefeitura. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Magda Dörr, a medida visa zelar pela segurança do público participante e dos funcionários.

Fonte: Prefeitura de Imbé

Inaugurado Memorial Henrique Prieto, em São Leopoldo

     A Prefeitura de São Leopoldo inaugurou na noite desta quinta-feira (15) o Memorial Henrique Prieto junto com a reforma do Museu do Rio dos Sinos. Com um custo de aproximadamente R$ 45 mil, todo o trabalho feito no local foi por meio de Compensação Ambiental com a empresa Tenda. De acordo com o engenheiro da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) e responsável pela obra, Maidard Finardi, por conta de um novo empreendimento da companhia, ao invés de pagar pelo licenciamento ambiental, houve um comprometimento para que arcasse com a reforma do Museu. Sendo assim, não houve custo algum para os cofres municipais.
      “Estamos aqui para inaugurar o Memorial do Henrique Prieto, homenagem a um homem simples que se preocupou com o meio ambiente, em especial ao Rio do Sinos, e como um todo com a cidade de São Leopoldo. Foi um homem que criou distritos industriais e sempre soube equilibrar o desenvolvimento com o meio ambiente de forma sustentável”, destacou o vice-prefeito Daniel Daudt, que representou o prefeito Anibal Moacir na cerimônia de inauguração.
     As obras preservaram as características do prédio. Entre as ações foram feitas a pintura da parte interna e externa, assim como a recuperação da textura e pintura na área externa, pintura das esquadrias, janelas e portas e manutenção no telhado, com troca e fixação das telhas para dar mais resistência à cobertura. Além disso, foram instalados refletores para iluminar a fachada voltada à margem do rio, a instalação de comportas removíveis nas portas para proteção das cheias, novas cadeiras para o auditório e a colocação de pavimento com blocos de PVS no estacionamento.
      “A reforma durou quatro meses. Dentro do geral, estava previsto a colocação dessas duas comportas na frente e nos fundos do museu que vão inibir a entrada da água em dias de cheia do Sinos. Elas conseguirão conter as enchentes em até um metro de altura e vai minimizar os impactos no prédio”, explicou Maidard.
    Segundo a secretária do Meio Ambiente, Viviane Diogo, desde 2015 quando aconteceram duas enchentes, o local permaneceu fechado. Por isso, a reforma foi necessária. “O mais importante, porém, foi a criação do Memorial Henrique Prieto que era onde funcionava o gabinete dele. Criamos este espaço com o material pessoal e contando um pouco das histórias dele e também sobre os hobbies, o gosto que tinha pela fotografia, expondo algumas fotos feitas por ele, além de trazer dados sobre o meio ambiente no Município com o trabalho que ele fez ao longo desses anos. É um material bastante rico”, ressaltou.
      A história de Henrique Prieto voltada à defesa do Rio dos Sinos tem um lugar especial no prédio. A sala utilizada pelo ex-prefeito e ex-secretário do Meio Ambiente, falecido em 17 de janeiro de 2015, abriga o memorial em sua homenagem. A ideia é manter vivo o trabalho desenvolvido pelo secretário em prol da preservação do Rio dos Sinos, contando através de seus objetivos pessoais, a história e ações realizadas.

Museu do Rio dos Sinos
      A casa, sede do Museu, foi construída em 1863 e abrigava o antigo Cais do Porto de São Leopoldo. O prédio foi restaurado e criado com o objetivo de resgatar a memória ecológica do Rio dos Sinos, em razão da sua contribuição para o desenvolvimento econômico, político, social, cultural e ambiental da região e da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Cerimônia
     Além do vice prefeito Daniel Daudt e secretária do Meio Ambiente, Viviane Diogo, também participaram da cerimônia de inauguração do Memorial Henrique Prieto e entrega das obras de reforma, a primeira-dama Tatiana Capovilla da Silva, os vereadores Claudio Giacomini e Elemar Garcia, o diretor do Semae Gilberto Millão, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gerson Arnold, e Política para Mulheres, Maria Inês Becker, diretor do Iaps, Carlos Azeredo, a presidente do Museu Visconde de São Leopoldo, Ingrid Marxen, além de outras autoridades. Pela manhã, o prefeito Anibal Moacir também também esteve no local visitando a estrutura.


Isabella Belli - Departamento de Comunicação - PM São Leopoldo

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Alimentos que ajudam a Baixar a Pressão Arterial

Você sabia que grande parte das doenças cardiovasculares estão associadas a pressão alta? De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população adulta do país sofre hoje com a pressão alta e essa porcentagem chega a 50% quando analisamos a população idosa. Por isso, é tão importante adotar medidas que ajudem a diminuir a pressão. Alguns alimentos bem comuns podem ser a chave para o controle da hipertensão e outras doenças relacionados. Veja a lista.

 Aveia

Cada vez mais a aveia vem sendo apontada como um alimento benéfico para a saúde. Ela é fonte de vitaminas, sais minerais e fibras, que ajudam a regular todo o funcionamento do organismo. Como o excesso de peso pode estar ligado à hipertensão, o consumo da aveia é ótimo para quem está com a pressão alta, pois favorece o emagrecimento.
Além disso, as fibras contidas na aveia ajudam controlar os níveis de glicose no sangue, o que também ajuda na redução da pressão arterial. Por conter magnésio e cálcio, o cereal ainda relaxa a musculatura e reduz o inchaço do corpo. Todos esses efeitos são excelentes para quem está tentando controlar a hipertensão.

Nozes e Amêndoas

As oleaginosas, principalmente as nozes e amêndoas, são ótimas fontes de magnésio. O mineral atua no organismo como vasodilatador, ou seja, faz com que os vasos se expandam, facilitando a passagem do sangue. Outro componente interessante é a vitamina E, que tem altíssimo poder antioxidante, melhorando a circulação e prevenindo o envelhecimento celular precoce.
Essas oleaginosas ajudam não só a regular a hipertensão, mas também a evitar doenças cardiovasculares que podem surgir por causa da elevação da pressão arterial.

Peixes, Linhaça e Azeite

O que esses alimentos têm em comum? Todos são fonte de ômega. Segundo alguns estudos, o consumo de alimentos que contenham o ácido graxo deve ser feito em quantidades maiores por quem sofre com a hipertensão. De acordo com os pesquisadores, o ômega 3 está ligado a dois efeitos importantes para o controle da pressão arterial: ele diminui a vasoconstrição e aumenta a vasodilatação.
Na prática, isso significa que a ingestão peixe de água gelada, como a sardinha, o salmão e o atum, além de azeite, linhaça e alimentos enriquecidos com ômega 3 melhoram a circulação e diminuem a pressão.

Ervas

As ervas têm um papel importantíssimo no controle da hipertensão: elas substituem o sal. Quando usamos salsinha, cebolinha, orégano, sálvia, manjericão, tomilho e outras ervas no preparo dos alimentos, eles ficam mais saborosos sem a necessidades de acrescentarmos grandes quantidades de sal. Isso faz muita diferença porque o sódio contido no sal é um dos principais vilões da hipertensão. As ervas naturais também possuem minerais e vitaminas que melhoram a saúde de modo.
Alho
O alho, assim como as ervas, é um excelente ingrediente para quem precisa reduzir a quantidade de sal na alimentação. Além de dar mais sabor aos alimentos, ele também é fonte de vitamina C e antioxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Os minerais contidos no alho, como o magnésio, funcionam como vasodilatadores, ajudando no controle da pressão alta.
Ele pode ser consumido todos os dias como tempero.

Alimentos Ricos em Potássio

O sódio é o grande inimigo da pressão, mas, em contrapartida, temos o potássio como parceiro dos hipertensos. Ele é benéfico porque ajuda o organismo a eliminar parte do sódio, reduzindo assim a retenção de líquidos que eleva a pressão.
As frutas e os vegetais são as principais fontes de potássio, tais como: inhame, feijão preto, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, laranja e banana. Sem exageros, todos esses alimentos podem ser consumidos por pessoas que tenham a pressão mais alta, auxiliando no controle do problema. Mas não adiante pensar que basta comê-los para poder ingerir sal à vontade.

Leite e Seus Derivados

O leite, o iogurte, o queijo e outros laticínio são as principais fontes de cálcio em nossa alimentação. Todo mundo sabe que o mineral é bom para os ossos, mas a informação menos conhecida diz respeito à circulação. O cálcio age em nosso organismo como um hipotensor, o que significa que estimula a eliminação do sódio e diminui a pressão sanguínea. Por isso, o leite e seus derivados, por conterem excelentes quantidades de cálcio, são bastante recomendados aos hipertensos.
Para que eles não levem ao ganho de peso, o ideal é apostar nas versões desnatadas ou semidesnatadas, com menores quantidade de gorduras.

Cereais Integrais

Você já deve ter notado que o magnésio é bem importante para quem está com a pressão alta. Os cereais integrais são outra forma de se ingerir o mineral em quantidades suficientes todos os dias. Na alimentação do hipertenso não pode faltar aveia, gérmen de trigo, linhaça, quinoa, cevada e outros cereais desse tipo.
Por conterem magnésio, como já explicamos, eles estimulam a dilatação dos vasos. Eles também contribuem para reduzir o inchaço e favorecem a perda de peso.
Fonte: http://natural.enternauta.com.br/

Andiroba – Propriedades Medicinais

Carapa guianensis, conhecida popularmente como andiroba, é uma árvore da família Meliaceae (mesma do cedro, canjerana, mogno e cinamomo). O nome deriva de andi-roba, palavra do tupi-guarani que significa gosto amargo e se refere às sementes desta árvore.
A andiroba é nativa da Amazônia, sendo muito utilizada pelas populações da região Norte do Brasil. O óleo e as gorduras da planta são extraídos e utilizados para a produção de: repelente de insetos, antissépticos, cicatrizantes e anti-inflamatórios.
Popularmente, o óleo da andiroba é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Como repelente, há quem passe o óleo sobre a pele e quem queime o bagaço para espantar os insetos. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. O óleo é usado também como reconstituinte celular da pele, eliminando inflamações e dores superficiais.
Os benefícios da andiroba são reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil, que definiu a planta como possuidora de propriedades fitoterápicas. Conheça mais sobre as propriedades da andiroba.

Nomes Populares

Assim como a maioria das plantas, sejam medicinais ou não, a andiroba também possui diversos nomes populares. Devido à grande extensão do Brasil, a forma de chamar uma planta pode mudar muito de uma região à outra do país, e até mesmo entre Estados de uma mesma região. Veja abaixo alguns nome populares da andiroba:
  • andirava;
  • aruba;
  • saruba;
  • canapé;
  • carapa;
  • castanha-mineira;
  • angirova;
  • purga-de-santo-inácio.

Propriedades da Planta

A andiroba possui diversas propriedades medicinais e cosméticas. A planta pode ser utilizada no combate das infecções respiratórias, dermatites e úlceras, além de funcionar como cicatrizante e antitérmico.
A casca e as sementes da andiroba possuem meliacinos, que são compostos muito amargos que têm importante função em nosso organismo. Alguns estudos realizados nos EUA e na Europa mostraram que os meliacinos podem combater a artrite e o cancro uterino. Essas substâncias também têm ação anti-inflamatória e antirreumática. Os meliacinos também agem como inseticida, funcionando como repelente de insetos.
Um pesquisador americano registrou recentemente a patente da utilização da andiroba no tratamento das celulites. Estudos mostraram que os lipídios presentes na andiroba são capazes de inibir enzimas responsáveis pelo acúmulo de gorduras e conversão das nossas células em adipócitos. Por isso, será comum o uso de andiroba em produtos para combater a tão temida celulite.

Modo de Usar

A infusão das folhas e decocção da casca da andiroba podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças como o reumatismo, febre, inflamação e cicatrização de feridas. Basta colocar uma xícara de água no fogo e esperar até que comece a dar bolhinhas no fundo do caneco. Essa é a hora de adicionar as folhas de andiroba para fazer a infusão. Deixe em repouso por 5 minutos, coe e beba. Já para fazer a decocção utilizando a casca, basta colocar as cascas juntamente com a água e deixar que ferva por 5 minutos. O processo é diferente porque a casca é mais dura, exigindo um método mais rigoroso para extrair seus compostos benéficos.
Mas fique atento: muitos estudos comprovam as propriedades medicinais da andiroba, mas seu uso não substitui a consulta com um bom médico. Com doença não se brinca!
Fonte: http://natural.enternauta.com.br/

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Atleta de Imbé conquista 4º lugar em corrida

     O atleta de Imbé Felipe da Silva Pires, conquistou o 4º lugar na 1ª Corrida de Temporada, realizada em Tramandaí, no último domingo (11). A prova teve percurso de 3km. Felipe treina diariamente e vem se destacando nas corridas pela região. O atleta destaca que está se preparando para diversos eventos que deverão ocorrer ao longo de 2017.
Foto: Prefeitura de Imbé

Prefeito de Imbé concede entrevista ao SBT RS

O prefeito Pierre Emerim esteve em Porto Alegre na tarde da última terça-feira (14). Em visita aos estúdios do SBT RS, o prefeito concedeu uma entrevista ao apresentador Marcelo Coelho e falou sobre os preparativos do município para mais uma temporada de verão. Ele foi recebido por Coelho, pelo diretor de jornalismo Danilo Teixeira e pelo diretor regional Luiz Cruz.

Pierre salientou que o veranista que passar por Imbé encontrará uma cidade em obras. “Temos investimentos importantes sendo realizados, como as obras do esgoto cloacal e outras ações de infraestrutura”, afirmou.

Domingo tem Ação na Praça em São Leopoldo

     No próximo domingo (18/12), você vai ter a oportunidade de comprar aquele lembrança ou presente de Natal para um amigo, parente e até mesmo para você mesmo. A Praça Amadeo Rossi será palco de mais uma feira de artesanato do projeto Ação na Praça. A exposição ocorre das 13h30 às 19h. 
     O Ação na Praça é organizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), Serviços Públicos (Sesp), Obras (Semov) e Segurança e Defesa Comunitária (Sesdec).
Foto: Nilson Winter - Pref. São Leopoldo

São Leopoldo: Prazo para cancelamento de Nota Fiscal será de 15 dias

     A Diretoria de Receitas e Arrecadação Pública informa que a partir de 1º de janeiro de 2017 o prazo de cancelamento ou substituição da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica será de 15 dias contados da data de sua emissão, conforme Decreto nº 8652/2016.
     A limitação de prazo para cancelamento da NFS-e decorre do elevado volume de documentos anulados com prazos dilatados. "Isto ocasiona enorme dificuldade no controle, por parte da administração tributária e do tomador do serviço, da efetiva prestação do serviço e cumprimento das obrigações principais e acessórias”, explica o fiscal tributário Paulo Roberto Ocho. “Por essa razão, entendemos necessário, a redução do prazo para cancelamento das notas, tornando mais eficaz o controle por parte da administração tributária”. 

Fonte: http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/

Parque Imperatriz estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro


A Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) informa que o Parque Imperatriz Leopoldina estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro.


Fonte: http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/

Moa recebe Vanazzi para início da transição de governo

     Atenção para a Educação e Saúde, principalmente para o novo Complexo Hospitalar Centenário, que já tem os projetos arquitetônicos, financeiro e executivo concluídos em parceria com a Unisinos. O pedido especial foi feito pelo prefeito Anibal Moacir ao prefeito eleito Ary Vanazzi durante reunião realizada nesta quarta-feira (14) pela manhã no Centro Administrativo. No encontro, mais informal e de apresentação dos integrantes das duas comissões de transição de governo, Vanazzi entregou documento com sete questionamentos sobre situação de recursos e contratos, entre outros temas, e ficou agendada para segunda-feira (19), às 9 horas, a primeira reunião de trabalho.
     Ao recepcionar seu sucessor e sua equipe, Moa frisou que a transição demorou devido à indefinição eleitoral instalada até a semana passada, situação que travou o andamento do processo de repasse de informações. “Em reunião extraordinária com os secretários avisei que todas as solicitações serão reportadas à Comissão, única autorizada a repassar as informações na transição”, disse Moa. Vanazzi concordou com a decisão de centralizar as informações e avisou que de sua parte apenas o seu  coordenador da Comissão de Transição, Marcel Frison, está autorizado a fazer contatos, portanto, não será permitida a intervenção de outros integrantes para busca de dados nas secretarias.
     Vanazzi agradeceu a disposição do prefeito Anibal Moacir em recebê-lo e citou que nos próximos 15 dias as duas equipes poderão trocar informações sobre a estrutura do governo, projetos em andamento e outras demandas. “Quero conhecer a parte mais técnica do projeto do novo Hospital Centenário, poderemos marcar uma data só para tratar deste assunto, até porque deve ter prazos para serem cumpridos”, afirmou.
     Moa acrescentou que, embora o período de transição seja curto, de 15 dias, ele e sua equipe continuarão à disposição para qualquer informação após este período. O prefeito Anibal Moacir também avisou que sete secretários permanecerão até o dia 31 de dezembro, pois muitos serviços dependem de assinaturas para terem continuidade. “Não podemos deixar a cidade parar, penalizar os munícipes. Tudo precisa ser mantido.”
     EDUCAÇÃO - Já o vice-prefeito e coordenador da Comissão de Transição, Daniel Daudt Schaefer, deixou o prefeito eleito tranquilo em relação ao tema Educação. “O calendário do ano letivo 2017 está pronto. E na segunda-feira, vamos sentar com vocês para apresentarmos o panorama das áreas pedagógicas e financeira da Educação e sucessivamente com outras secretarias.” O coordenador informou, ainda, que as reuniões entre as duas comissões serão feitas conforme a demanda e agenda solicitada pelos integrantes do próximo governo.
     Além do prefeito Anibal Moacir, do vice Daniel e de Vanazzi, participaram do encontro: o secretário de Gestão e Governo, Ari Borges dos Santos, Carlos Germano Weinmann e Marcia Greiner, coordenadora geral de Comunicação, pela Comissão de Transição do Governo Moa; e a vice-prefeita eleita Paulete Souto, o coordenador de Transição, Marcel Frison, e os representantes dos partidos Diego Freitas Specht (presidente do PTdoB), Helio Teixeira (presidente do PCdoB), Sandro Della Mea Lima (PT), Olimar de Queiroz (representante da Rede) e a advogada Angelita Belleza –  pela Comissão de Transição do Governo Vanazzi.  

Fonte: http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/

Escolas têm tarde de premiação dos Jogos Escolares de Sapucaia do Sul

     Depois de meses competindo em diferentes modalidades, chegou a hora de conhecer os vencedores da 28ª edição dos Jogos Escolares do Município de Sapucaia do Sul – JEMUSA. Estudantes e professores das 38 escolas participantes reuniram-se no Auditório da Escola Nossa Senhora de Fátima na tarde do dia 13, para a entrega da premiação. A competição é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.
     Neste ano cerca de 2 mil estudantes, da rede pública e privada, com idade entre 10 e 17 anos, competiram nas modalidades atletismo, vôlei, handebol, basquete,  futsal e xadrez. Na categoria mirim, o 1º lugar ficou com a EMEF Hugo Gerdau; na categoria infantil a grande vencedora foi a EEEF Sapucaia do Sul; enquanto o Colégio Guianuba conquistou a primeira colocação na categoria juvenil. As escolas campeãs no atletismo foram a EEEF Sapucaia do Sul, no mirim/infantil; e a  Escola  do  Sesi no juvenil. As escolas receberam troféus. Já o Troféu Disciplina foi entregue à EMEF Plácido de Castro.
     Integração: Laís Cordeiro Soares, 12, aluna do 7º ano da Escola Hugo Gerdau, conta que participou dos jogos em todas as modalidades. “Me divirto muito”, falou. Nicolas Borges, 14, estudante do 8º ano da Escola Sapucaia, disse que o clima durante os jogos é de amizade. “Quando competimos queremos ganhar, mas quando o jogo termina, somos todos amigos. O que mais gosto do JEMUSA é o respeito que temos uns pelos outros”, comentou.
     Aluna da escola Rubén Darío, Eduarda de Oliveira, 17, participa dos jogos há 9 anos. “O JEMUSA é tudo para mim, foi o que me incentivou a praticar esporte. Quero ser professora de educação física para incentivar outros jovens a praticarem atividade física”, contou a jovem.
     Durante a premiação, o secretário municipal de Educação, Selvino Scheibel, salientou que o JEMUSA traz inúmeros benefícios, como saúde física e mental e integração entre as escolas. Também participaram da cerimônia de premiação o coordenador dos Jogos Escolares do RS – JERGS, João Lopes; o presidente da Associação Sapucaiense de Árbitros – ASA, Rogério Ubatuba; e o secretário Geral de Governo, Gilnei Pereira.

Confira os vencedores do JEMUSA 2016
Categoria Mirim:
1º Lugar: EMEF Hugo Gerdau
2º Lugar: EEEF Sapucaia do Sul
3º Lugar: EMEF Marechal Bitencourt
4º Lugar: Prefeito João Freitas Filho
5º Lugar: Escola Fátima
6º Lugar: EEEF Anita Garibaldi

Categoria Infantil:
1º Lugar: EEEF Sapucaia do Sul
2º Lugar: EEEF Anita Garibaldi
3º Lugar: Escola Fátima
4º Lugar: Colégio La Salle
5º Lugar: Colégio São Lucas
6º Lugar: EEEF Maria Medianeira

Categoria Juvenil:
1º Lugar:  Colégio Guianuba
2º Lugar: Escola Fátima
3º Lugar: IFSUL
4º Lugar: EE Rubén Darío
5º Lugar: Colégio São Lucas
6º Lugar: EE Vila Prado

Atletismo
Campeão Mirim/Infantil:  EEEF Sapucaia do Sul
Vice-Campeã:  EEEF Anita Garibalbi

Campeão Juvenil: Escola  do  Sesi
Vice-Campeão:  Colégio Guianuba

Troféu Disciplina: EMEF Plácido de Castro

Fonte: Comunicação Social PMSS

Estudantes sapucaienses trocam passeio por ação solidária na Casa de Passagem

     O tradicional passeio de final de ano deu lugar a uma ação solidária e emocionante por parte dos estudantes do 9º ano B da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, de Sapucaia do Sul. Os 27 alunos formandos optaram por usar o dinheiro arrecadado ao longo do ano para promover um almoço especial e momentos de integração com as crianças assistidas na Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul – Acapass. A iniciativa acontecerá nesta sexta-feira, 16, das 9h às 14h, na Acapass, localizada na Rua Santa Luzia, nº 358, bairro Vargas.
     De acordo com a vice-diretora da escola, Gerta Stumpf, a iniciativa dos jovens surpreendeu e emocionou todos da escola. “O último ano do ensino fundamental é sempre marcado por passeios e festas, e partiu deles este outro viés. Ficamos lisonjeados de saber que nossos estudantes, com idades entre 14 e 16 anos, optaram por esta ação social, dividindo as alegrias do encerramento de um ciclo com crianças e jovens que necessitam de atenção e carinho”, disse Gerta. Além do almoço especial e de brincadeiras de integração com as crianças e jovens da Acapass, os estudantes da Santos Dumont doarão brinquedos, roupas e produtos de higiene e limpeza para a associação.

Fonte: Comunicação Social PMSS