sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Rompimento de açude em São Francisco de Paula alaga casas e ruas em Rolante

     Um açude rompeu no distrito de Rincão dos Kroeff, em São Francisco de Paula, e fez o Rio Areia transbordar, na Serra gaúcha. A água está descendo para Rolante, onde casas e ruas já estão alagadas. Vários bairros estão ilhados e imóveis já estão embaixo d’água na cidade.

     Os pontos mais alagados de Rolante e em situação crítica são as localidades de Alto Rolante e Mascarada. A ERS-239 está interditada no Alto Rolante, impedindo o acesso de veículo à Alto Rolante e Mascarada, pois os rios Areia e Mascarada invadiram a estrada.

     Estão interditados, por conta de alagamentos, os acessos às localidades de Mascarada, Rolantinho, Areia, Alto Rolante, Grassmann e Linha Reichert. Também há muito acúmulo de água em toda a pista da ERS-239.

     De acordo com o Corpo Bombeiros de São Francisco de Paula, não houve rompimento de barragem no município, e sim de um açude. Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante também estão monitorando os rios da região e alertam que os dois rios da cidade estão com volumes de água muito altos e subindo.

     Os Bombeiros Voluntários solicitaram que os moradores do bairro Grassmann, em Rolante, comecem a levantar os móveis de suas residências e se abriguem em locais seguros, pois chove muito na cidade e, com o rompimento do açude, pode haver inundações.

     Também estão descendo muitos troncos de árvores que podem represar o Rio Areia nos pontos de estrangulamento. A orientação é que os moradores ribeirinhos levantem seus pertences e saiam de casa o mais rápido possível. O Corpo de Bombeiros atende chamados de emergência pelo fone 193.


Fonte: plantao.rs

Governo alerta para vacinação contra febre amarela no verão

Ministério da Saúde divulgou lista com cidades em áreas silvestres e rurais mais vulneráveis


     Entre dezembro e maio, período do verão, aumentam os casos de transmissão de febre amarela em grande parte do Brasil, sobretudo em regiões silvestres, rurais ou de mata. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que essas são áreas onde se recomenda aos moradores e visitantes tomar a vacina contra a doença.

     Entre as cidades gaúchas que devem praticar a imunização estão: Alvorada, Araricá, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Princípio, Cachoeirinha, Cambará do Sul, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dois Irmãos, Esteio, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Glorinha, Gramado, Igrejinha, Itati, Jaquirana, Lajeado, Maquiné, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Picada Café, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Santa Maria, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Leopoldo, São Marcos, Taquara, Três Coroas e Três Forquilhas, Veja a lista complea AQUI.

     As doses são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, mais de 16 milhões de doses foram ofertadas. Todos os estados, nas unidades básicas de Saúde (UBS), estão abastecidos com a vacina contra febre amarela e o País tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendada.

     A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.

A doença
     O vírus da febre amarela se mantém naturalmente num ciclo silvestre de transmissão, que envolve primatas não humanos (hospedeiros animais) e mosquitos silvestres. O Ministério da Saúde realiza a vigilância de epizootias (doenças que atacam animais) desde 1999, com o objetivo de antecipar a ocorrência da doença. Assim é possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas e também evitar a urbanização da doença por meio do controle de vetores nas cidades.

     Desde os primeiros casos suspeitos em macacos, no estado de São Paulo, no ano passado, o Ministério da Saúde mantém permanente articulação com a vigilância do estado para aplicação de medidas de prevenção e controle adequadas, oferecendo apoio técnico, capacitação de profissionais, suporte a investigações de casos, envio de vacinas. Vale ressaltar que 70% da população da cidade de Ribeirão Preto está vacinada contra a febre amarela.

     Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Por isso, a recomendação ao identificar os sintomas é procurar uma unidade de saúde. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem a forma grave da doença.

Vacinação

     A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Governo abre linha de crédito a micro e pequenas empresas

     Para apoiar o pagamento de tributos no início do ano, o Banco do Brasil abriu uma linha de crédito para financiar os impostos, compra de matéria-prima para micro e pequenas empresas.

     O prazo de pagamento pode chegar a 24 meses, com até 90 dias de carência para pagar a primeira parcela de capital e com taxa em torno de 2,42% ao mês.

     A linha conta ainda com o Bônus Parcela em Dia, benefício que devolve 10% dos juros a cada prestação quitada até o vencimento. O valor é creditado na conta corrente no dia seguinte à amortização de cada prestação paga em dia. Com o benefício, a taxa fica ainda mais atrativa, em torno de 2,18% ao mês.

     Além disso, a medida assegura uma economia de 70% do valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado, uma vez que o encargo tem alíquota zero sobre a parcela de recursos do Pasep que compõe a linha.

     Em 2016, foram realizados negócios da ordem de R$ 870 milhões com 20 mil clientes atendidos. A expectativa do BB é superar esse resultado em 2017.

     As contratações podem ser realizadas até 31 de março de 2017 ou até o término dos recursos. Para ter acesso ao empréstimo, a empresa precisa ser correntista do BB e possuir cadastro e limite de crédito analisados.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco do Brasil

MEC torna flexível uso das notas do Enem por instituições públicas de educação superior

     O uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o preenchimento de vagas em cursos de graduação de instituições públicas de educação superior está mais flexível.

     A Portaria Normativa do MEC nº 2/2017, publicada nesta quinta-feira (5), faz alterações na legislação anterior, o que permite ampliar as opções de peso e de notas mínimas estabelecidas pelas instituições referentes às provas do Enem para a seleção dos candidatos.

     A principal alteração diz respeito ao inciso IV do artigo 5º da norma anterior (Portaria Normativa do MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012). A partir de agora, as instituições participantes doSistema de Seleção Unificada (Sisu) podem exigir dos candidatos, para cada curso e turno ofertado, uma média mínima referente a todas as provas do Enem ou continuar a indicar uma nota mínima para cada uma das provas. Uma terceira opção é um combinado entre essas duas possibilidades. Ou seja, usar a nota mínima por prova e também a média obtida com a soma dessas notas.

     A mudança pode beneficiar estudantes que conseguem média considerada adequada pela instituição de educação superior, mas que têm desempenho inferior em alguma das provas. “Essa mudança reforça a autonomia das instituições nos termos do artigo 207 da Constituição Federal”, afirma o diretor substituto de políticas e programas de graduação do MEC, Fernando Augusto Bueno.

     As demais alterações contidas na portaria normativa buscam ajustar a legislação à prática da sistemática operacional das instituições, ao diferenciar matrícula de registro acadêmico. A portaria anterior não fazia menção ao registro acadêmico, o que ocasionava peculiaridades, como um estudante estar matriculado num semestre letivo vigente em uma instituição e, ao mesmo tempo, ter o nome em registro acadêmico para o semestre subsequente em outra.

Vínculo
     “Essa alteração era um pedido nosso”, explica a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniele Claudia Matta Fagundes Zarate. Ela explica que o procedimento de matrícula para o segundo semestre depende de oferta de atividades que somente são cadastradas em data posterior à efetivação do registro.

     “Pode parecer detalhe, mas há candidatos que questionam esse procedimento”, diz ela, especialmente nas situações em que ele é convocado em segunda opção para o primeiro semestre em uma determinada instituição e, em primeira opção, por exemplo, na UFMG. “A alegação é que não houve matrícula, apenas registro. Portanto, sentem-se no direito de ficar vinculados às duas instituições”, esclarece Daniele.

     A nova portaria normativa evita essa situação. “A legislação brasileira não permite que um mesmo aluno ocupe duas vagas em instituição pública de ensino”, explica Fernando Augusto Bueno.

     Outra alteração, que também evitará ações judiciais, é o acréscimo do inciso VIII ao artigo 8º. O objetivo é deixar claro que a competência para o cumprimento de eventuais decisões judiciais correlatas à ocupação de vagas é exclusiva das instituições participantes do Sisu.

Fonte: Ministério da Educação

BB vai parcelar fatura do cartão de 2 milhões de clientes

Banco lançará campanha de educação financeira para clientes que estão pagando o valor mínimo das faturas

     O Banco do Brasil (BB) vai oferecer parcelamento da fatura do cartão para cerca de 2 milhões de clientes endividados com o crédito rotativo.

     O BB lançará uma campanha para educação financeira direcionada às pessoas que estão, por exemplo, pagando o valor mínimo nas faturas mensais do cartão de crédito. A ideia é orientar os clientes para migrar para uma linha especial de parcelamento, mais barata.

     Em breve, o banco também alertará os usuários que, por determinação do Banco Central, o tempo de permanência no rotativo será reduzido.

Atendimento

     Para incentivar o crédito consciente, o BB também criou uma central com mais de 100 especialistas em uso responsável do crédito, que entrou em operação em novembro. A equipe atua em conjunto com a rede de agências para reorientar os clientes que utilizam o rotativo com frequência a buscarem alternativas mais baratas.

      Em novembro, 4 milhões de clientes foram abordados para receber opções com taxas mais baratas que as que vinham utilizando. A estratégia permite que o crédito rotativo no BB - instituição que detém 22% do faturamento do mercado de cartões - some apenas 9% do total desta linha no sistema financeiro.

Fonte: Banco do Brasil

Inpe alerta banhistas para os riscos de raios em praias

     Os banhistas que aproveitam as praias brasileiras durante o verão devem tomar cuidado com a queda de raios, especialmente entre a última semana de dezembro até a primeira quinzena de janeiro.

     Na visão do coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), Osmar Pinto Junior, o período é crítico por causa das férias e de certo relaxamento dos frequentadores das praias.

     "Nesta época do ano, temos um grande número de pessoas se deslocando para as praias, que são lugares descampados e, portanto, vulneráveis a descargas", comenta Pinto Junior. "O banhista acaba se expondo a tempestades. Se você estiver dentro do mar, a situação é ainda mais crítica, porque a água salgada é ótima condutora de eletricidade. Assim, os efeitos de um raio podem se propagar para muito longe."

     Segundo o coordenador do Elat, a distração agrava ainda mais o risco de ser atingido. Ele notou, no vídeo veiculado pela imprensa, que o céu de Itanhaém (SP) estava escuro no momento do acidente, quando muita gente ainda caminhava pela praia.

     "A tempestade se forma e se desloca rapidamente, de uma maneira que, em questão de cinco minutos, a situação muda por completo", avalia. "Então, é por isso que as pessoas têm que estar atentas. Quando você vê um indício de tempo fechado, busque abrigo em um carro ou em um prédio imediatamente. Não pode esperar. Dois ou três minutos são a diferença entre ser atingido ou não."

     O manual desaconselha o público a praticar atividades de agropecuária ao ar livre; ficar ao lado de carros e tratores ou andar de bicicleta e moto; permanecer em campo aberto, como gramados esportivos e praias, embaixo de árvores ou perto de cercas; tocar em objetos condutores de eletricidade, a exemplo de telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores ou objetos metálicos grandes; e se acolher em um abrigo aberto, como deques, sacadas, toldos e varandas.

     São opções seguras de abrigo veículos fechados, desde que não se encoste à lataria até a tempestade passar; casas ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; e metrôs e túneis subterrâneos.

Incidência
     A série histórica do Elat indica maior concentração de raios no interior do Brasil. Monitorado pelo Elat de Natal (RN) até o Chuí (RS), o litoral brasileiro concentra a maior incidência de raios na região Sudeste, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

     "Isso porque as águas do oceano Atlântico que banham essa região têm correntes marítimas mais quentes. Isso favorece a formação de tempestade, porque o calor reforça a criação de umidade e as nuvens costumam ser trazidas pelos ventos para o continente. A Serra do Mar também gera perigo."

     De acordo com Pinto Junior, as praias mais seguras contra descargas elétricas estão em Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Risco Brasil
     Líder mundial na incidência do fenômeno, conforme levantamento do Elat, o Brasil acumula 1.894 mortes por raio de 2000 a 2015, boa parte delas no verão. "Os dados de 2016 ainda não estão fechados, mas tivemos o menor número de vidas perdidas na série histórica, em torno de 70 ou 75", adianta Pinto Junior.

     Diante desse quadro, o Elat desenvolveu uma rede de sensores que monitora a ocorrência de raios em todo o território brasileiro, conhecida como Rede BrasilDAT. Na página da unidade, é possível acompanhar em tempo real dados coletados por equipamentos que detectam a emissão de radiação eletromagnética.

     Em dezembro, a unidade do Inpe publicou um comunicado com cinco mandamentos para evitar ser eletrocutado em uma tempestade de verão.

Os cinco mandamentos do que não fazer durante uma tempestade:
     - Praticar atividades de agropecuária ao ar livre, circunstância que mais mata pessoas no Brasil

     - Ficar próximo a carros, tratores, andando em motos, bicicletas e ao lado de transportes em geral

     - Ficar em campo aberto, como em praias, campos de futebol, ou embaixo de árvores e perto de cercas

     - Ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com fio ou celular conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes

     - Ficar em um abrigo aberto, como uma sacada, varanda, toldo, deque, etc

Opções seguras de abrigo
     - Busque veículo fechado como abrigo e fique dentro dele, com as portas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar;

     - Busque moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios ou abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis;
Fonte: MCTIC /  Elat

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O que é Fibromialgia?

     Cerca de 2,5% da população brasileira é atingida pela fibromialgia, mas ainda existem muitas dúvidas a respeito dessa doença. Na verdade, a fibromialgia só foi catalogada muito recentemente e, por isso, até mesmo os médicos desconhecem esse problema. É muito comum que as pessoas procurem um especialista e sejam descreditadas, já que a dor é “invisível”. Assim, é muito importante divulgar e informar sobre essa doença, que está se tornando cada vez mais comum.

Sintomas da Fibromialgia
     O principal sintoma da fibromialgia é a dor intensa por todo o corpo. Quem sofre com o problema pode, inclusive, ter dificuldade para executar tarefas simples, como limpeza da casa ou levantar objetos do chão. Além da dor, outros sintomas também são característicos da doença, como:
  • Cansaço;
  • Falta de disposição;
  • Dificuldade para dormir;
  • Síndrome do cólon irritável;
  • Sensibilidade ao urinar;
  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios emocionais.
Causas da Doença
     Pouco se sabe sobre os fatores que levam ao aparecimento da fibromialgia, mas estudos mostram que desequilíbrios hormonais e o estresse estão relacionados com o surgimento da doença. Por essa razão, as mulheres são as principais vítimas – a cada 10 casos, apenas 2 acometem os homens. Nos pacientes, observa-se uma queda nos níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar. Isso explica grande parte dos sintomas. As dores podem ser confundidas com algumas doenças reumáticas, mas, no caso da fibromialgia, não existem inflamações ou deformidades físicas. Contudo, é importante ressaltar que as dores são reais, e não fruto de distúrbios psicológicos.

Como Tratar
     Infelizmente, ainda não existe cura para a fibromialgia, mas o tratamento pode obter bons resultados. Recomenda-se o uso de medicamentos para dor e antidepressivos, acompanhados de psicoterapia. A acupuntura e a fisioterapia também podem auxiliar, e muito, na redução das dores causada pela doença. Se você sofre com problema, lembre-se de:
  • Não carregar peso;
  • Evitar situações estressantes;
  • Fazer atividades físicas adequadas para o seu caso;
  • Procurar posições confortáveis quando for ficar na mesma posição por muito tempo.

Fonte: Receita Natural

Glossário Eleitoral explica diferenças entre abuso do poder político e econômico


     Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos eleitores acerca dos termos jurídicos relacionados à atuação da Justiça Eleitoral e às eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu Portal na internet o Glossário Eleitoral. Na área, o internauta pode saber, por exemplo, a diferença entre abuso do poder econômico e abuso do poder político.

     Abuso de poder é a imposição da vontade de um sobre a de outro, tendo por base o exercício do poder, sem considerar as leis vigentes. O TSE exige, para que fique comprovado o abuso de poder, provas concretas e indiscutíveis sobre os fatos denunciados como abusivos.

     Esta prática pode ser dividida em abuso do poder político e abuso do poder econômico. Nas eleições, são condutas ilícitas praticadas nas campanhas eleitorais e que conduzem à inelegibilidade do candidato por oito anos, conforme previsto na Lei Complementar nº 135/2010, a Lei da Ficha Limpa.

Diferenças

     Segundo o Glossário Eleitoral, abuso do poder econômico em matéria eleitoral é a utilização excessiva, antes ou durante a campanha, de recursos financeiros ou patrimoniais que busquem beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando, dessa forma, a normalidade e a legitimidade do pleito.

     Uso do poder econômico é o emprego de dinheiro mediante as mais diversas técnicas, que vão desde a ajuda financeira, pura e simples, a partidos e candidatos, até a manipulação da opinião pública, da vontade dos eleitores, por meio da propaganda política subliminar, com a aparência de propaganda meramente comercial.

     Quando feito por meio dos partidos e com obediência restrita à lei, o uso do poder econômico é lícito, tornando-se ilícito se empregado fora do sistema legal e com vistas à obtenção de vantagens eleitorais imediatas, para atender a determinados interesses.

     O abuso do poder político, por sua vez, está diretamente relacionado à liberdade do voto. Ele ocorre nas situações em que o detentor do poder vale-se de sua posição para agir de modo a influenciar o voto do eleitor. Em resumo, é o ato de autoridade exercido em detrimento do voto.

     De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 14, parágrafo 9º, devem ser estabelecidos por lei complementar os casos de inelegibilidade e seus prazos, “a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato – considerada a vida pregressa do candidato – e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta”.

Acesse aqui o Glossário Eleitoral.

LC, BB/TC

SEMMAP/Imbé apresenta relatório das notificações emitidas no segundo semestre de 2016

     O setor de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca (SEMMAP) apresentou o relatório das notificações emitidas no segundo semestre de 2016. Quase metade das notificações foram em relação ao descarte inadequado de entulhos, móveis velhos e restos de poda pelas calçadas e ruas da cidade.

     Outro dado importante é o aumento no número de proprietários de terrenos baldios notificados a procederem a limpeza e o cercamento de seus lotes. A Fiscalização informa que diminuíram as notificações em relação à emissão de esgoto, como por exemplo o lançamento da água da máquina de lavar roupas para a rua. Outras notificações, relacionadas a apresentação de documentação, como certidão de viabilidade de construção e licenciamento ambiental, compõem as notificações emitidas pelo Setor entre julho e dezembro de 2016.

     A Fiscalização Ambiental adverte que descartar/emitir resíduos, sólidos ou líquidos, bem como não cumprir as notificações no prazo determinado pela autoridade ambiental, gera multa.



Fonte: Pref. Imbé

Centro Esportivo Estudantil de Imbé conta com atividades no verão

      Estão abertas as inscrições para as atividades do Centro Esportivo Estudantil nesta temporada de verão. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e realizadas junto ao Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala.

     As modalidades oferecidas nos turnos da manhã e tarde são: Tacobol, Recreação, Slackline, Vôlei de Praia, Futvôlei, Basquete Beach, Futebol de Areia, Dança e Tenis Beach, todas voltadas a crianças com idade entre sete e 12 anos, moradores e veranistas.

Fonte: Pref. Imbé

Guarda Municipal de Imbé retira barracas de área imprópria para acampamento

     Agentes da Guarda Civil Municipal retiraram cerca de seis barracas de acampamento que estavam armadas junto ao Rio Tramandaí, na Avenida Nilza Costa Godoy (antiga Avenida Rio Grande), no Centro. Mesmo com placas no local informando que é proibido o acampamento, alguns insistiram em acampar, mas foram retirados numa ação rápida da Prefeitura. O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Marco Antonio Silva relata que a área é pública e que caso ocorram situações de novas barracas, a comuvnidade pode colaborar, avisando a Guarda através do telefone (51) 3627-8261.

Fonte: Pref. Imbé

MEC libera R$ 312 milhões para custeio de bolsas de estudos

     O Ministério da Educação liberou R$ 312,4 milhões para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nesta terça-feira, 3. Esses recursos serão aplicados em pagamentos de aproximadamente 185 mil bolsas de diversos programas, realização de eventos científicos e projetos de pesquisa.

     De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a maior parte dos recursos, R$ 178 milhões, será destinada ao pagamento de 90 mil bolsistas em diversas modalidades. “São bolsistas que estão fazendo mestrado, doutorado ou pós-graduação, além de professor visitante sênior, iniciação científica, supervisão e do programa Idioma sem Fronteiras. Esses recursos também são destinados ao pagamento de despesas de custeio dos programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e de Excelência Acadêmica (Proex)”, explicou.

     Outros R$ 44,5 milhões permitirão o pagamento de 72 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), 4,9 mil bolsas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e mil bolsas do Observatório da Educação. Outros R$ 16 milhões serão repassados à Universidade Aberta do Brasil (UAB).

     Além disso, o Portal de Periódicos receberá R$ 45,4 milhões e outros R$ 28,4 milhões serão destinados à realização de eventos científicos, ao apoio a projetos de pesquisa aprovados em editais estratégicos, a descentralizações para instituições federais de ensino superior e à capacitação de servidores, entre outros.

Fonte: MEC

R$ 67 milhões para Pacto pela Alfabetização e livros didáticos

     O Ministério da Educação liberou nesta terça-feira, 7, R$ 56 milhões para o pagamento de bolsas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os recursos serão enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC, que realiza o repasse aos bolsistas. A estimativa do FNDE é de que o número de beneficiários chegue a 190 mil.

     O Pacto tem como objetivo apoiar os professores do ciclo de alfabetização no planejamento das aulas e no uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas oferecidos pelo ministério às redes de ensino participantes.

     O programa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

     Livro — O MEC também liberou, nesta quarta-feira, 4, outros R$ 11,79 milhões para pagamentos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O valor será repassado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável por efetuar o pagamento às editoras e à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os livros e obras literárias adquiridos por meio do PNLD são distribuídos anualmente para escolas públicas de ensinos fundamental e médio, em todas as unidades da federação.

     O PNLD tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

     O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de cada um dos seguintes segmentos: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.

     À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos por um período de três anos.

     O PNLD também atende aos alunos da educação especial com a distribuição de obras didáticas em braile de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.

Fonte: MEC

Brasileira recebe prêmio por pesquisa sobre câncer de mama

    A estudante brasileira Larissa Conceição Gomes Oliveira apresentou, em dezembro último, trabalho de pesquisa no Congresso Internacional de Física Médica [International Conference on Medical Physics], em Bangcoc, Tailândia. O trabalho, Radiation Dose for Patients Undergoing Diagnostic CT: Follow-up Breast Cancer – Part I (dose de radiação para pacientes submetidos a tomografia computadorizada (TC) de diagnóstico: acompanhamento do câncer de mama), recebeu o prêmio de melhor apresentação, o Best Presentation Gold Award of Iomp (International Organization for Medical Physics).

    Bolsista de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, Larissa foi a única representante brasileira no evento. “Tive o privilégio de conhecer importantes e influentes físicos e médicos de diferentes países, trocar experiências com estudantes da Tailândia e aprimorar conhecimentos sobre os avanços tecnológicos na área”, disse.

    Como pesquisadora, Larissa desenvolve o pós-doutorado no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), no Rio de Janeiro, sob a orientação de Simone Kodlulovich Renha e colaboração de Lawrence Dauer, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova York.

    O tema principal da pesquisa é a avaliação da dose absorvida na mama em exames de tomografia computadorizada para o diagnóstico e tratamento radioterápico. “Desenvolver esse trabalho em conjunto com o instituto oncológico de referência no Rio de Janeiro é uma tarefa desafiadora e de suma importância, já que o câncer de mama representa a segunda neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres brasileiras e a primeira causa de óbito dessa população”, afirmou a bolsista.

    Segundo Larissa, os tumores de mama ainda são diagnosticados em estágios avançados — aproximadamente 45% dos casos —, o que contribui significativamente para a elevação da taxa de mortalidade. “O diagnóstico em estadiamentos mais avançados e o difícil acesso aos serviços de saúde pública são os principais motivos para tratamentos mais radicais e muitas vezes ineficientes.”

    Frequência — A bolsista salienta que a tomografia computadorizada não é rotineiramente usada como ferramenta de diagnóstico para o rastreio do câncer de mama. “Entretanto, pode ser útil para identificar o aumento de lesões próximas à parede torácica, avaliar o tórax, fígado e metástases ósseas e pélvicas”, disse. “Assim como para o acompanhamento pós-tratamento oncológico.

    De acordo com a pesquisadora brasileira, para verificar possíveis reincidências do câncer, uma paciente pode ser submetida a exames de TC de tórax várias vezes durante a vida. Mas o aumento da frequência desses exames, nem sempre justificado, é objeto de grande preocupação. Aproximadamente 40% dos exames realizados são desnecessários. “Mesmo que as doses individuais de cada exame sejam pequenas, quando multiplicadas pelo número crescente de procedimentos realizados, o balanço entre benefícios e riscos aponta para um potencial risco futuro na saúde dessa população, exposta indevidamente”, afirmou. “Sendo assim, um dos grandes desafios dessa pesquisa é estimar da dose total de radiação (efetiva e em órgãos) recebida pela paciente feminina a partir do momento em que ela é diagnosticada pela primeira vez com câncer de mama e após os cinco anos de acompanhamento médico.”

    Larissa assegura que a pesquisa resultará em benefícios para as pacientes e em maior responsabilidade e conscientização da equipe médica nas prescrições de tomografias computadorizadas e nas ações corretivas necessárias, de forma a possibilitar a redução desses exames ao mínimo.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

Fepam investiga descarte irregular de resíduos em Capão da Canoa


     A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar vistoriaram, em caráter de urgência, a Lagoa dos Quadros, em Capão da Canoa, nessa terça-feira (3). A ação conferiu o lançamento de resíduos sanitários patogênicos sem tratamento adequado na lagoa, próximo ao ponto de captação de água da Corsan.

     Os técnicos estiveram em três locais onde, segunda a denúncia, estariam sendo lançados os resíduos. Durante a vistoria não foi encontrado nenhum caminhão fazendo o descarte irregular. No entanto, havia rastros de veículos pesados, resíduos próximos à margem e um forte odor. A Fepam vai continuar a fazer fiscalizações no local.

     Caroline Moura, coordenadora do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado do Litoral Norte, explica que o transporte desse tipo de resíduo e os pontos de recebimento (estações de tratamento de esgoto) são licenciados pela Fepam, porém, algumas localidades não têm rede coletora de esgoto. Caroline acrescenta que a população contrata empresas sem licenciamento ambiental para limpeza de fossas, que acabam fazendo o serviço de forma inadequada e não se preocupam com o destino correto do material.


Texto: Catarina Gomes/Ascom Fepam
Edição: Denise Camargo/Secom

Operação Balada Segura chega ao Litoral para fiscalizar o trânsito

     Na primeira semana do ano, agentes do Detran/RS e da Brigada Militar começam a efetuar blitze diárias da Operação Balada Segura no Litoral. As barreiras serão executadas em rodízio, uma noite em cada praia. A Balada Segura estará no Litoral até o início de março, quando a maioria dos veranistas retorna às cidades de origem.

     É o sexto ano que a operação atua no Litoral durante o veraneio. Nesta edição, o Detran/RS trabalhará com uma equipe em Porto Alegre e outra na região litorânea, sempre junto com policiais militares.

     De 2011 a 2016, foram 27,8 mil abordagens e mais de 5,2 mil veículos autuados em blitze nas praias. Nos cinco veraneios, cerca de 26,5 mil testes foram feitos, com 999 flagrantes de embriaguez. Somando-se as 1.327 recusas, 2.326 motoristas alcoolizados ou potencialmente alcoolizados foram retirados de circulação. Foram recolhidos ainda 896 veículos e 2,4 mil CNHs.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Detran-RS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Presa quadrilha que usava drone para monitorar tráfico na capital gaúcha

     Policiais do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) prenderam quatro indivíduos e apreenderam um adolescente, nesta terça-feira (3), em frente ao Instituto Penal Pio Buck, ao lado do Presídio Central de Porto Alegre. Na abordagem, foram apreendidas seis pistolas (quatro delas importadas) e um drone utilizado para monitorar os pontos de tráfico de drogas na cidade.

     O comandante do 1º BOE, tenente-coronel Rogério Stumpf, informou que os agentes suspeitaram da atitude de dois homens em um carro e três em diferentes motocicletas. Um deles entrou no instituto para colocar uma tornozeleira, mas ao sair foi abordado pelos policiais, entregando o local das armas e do drone em uma casa no bairro Planaltina, na Zona Norte.

Assaltantes de ônibus presos
     Também nesta terça, policiais do 11º BPM prenderam três indivíduos que haviam assaltado um transporte coletivo da linha T7 na Avenida Nilo Peçanha com a Perimetral, perto do Shopping Iguatemi. Os suspeitos foram cercados e presos logo após o ataque ao veículo. Todos os pertences das vítimas foram recuperados.

Texto: Clelia Admar/BM
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Arrecadação antecipada com IPVA 2017 chega a R$ 715,4 milhões

     A quitação antecipada do IPVA 2017 até segunda-feira (2) chegou a uma arrecadação bruta de R$ 715,4 milhões. No total, 983.322 veículos já estão com o imposto em dia. O pagamento do DPVAT na rede bancária já atingiu R$ 228 milhões. Metade do que o Estado arrecada com o IPVA é repassado automaticamente às prefeituras, conforme o município de licenciamento do veículo.

      A partir desta terça-feira (3), o IPVA poderá ser pago em até três vezes, mas já com a variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para 2017, que foi atualizada em 6,58%.

     O proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até o dia 31 - as duas subsequentes serão em fevereiro (até o dia 24) e março (dia 31). Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

     A Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017. Os valores do imposto tiveram uma redução média de 4,4% em relação ao calendário anterior, refletindo a queda do preço médio de mercado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Alíquotas do IPVA no RS
     3% - Automóveis e camionetas

     2% - Motocicletas

     1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação

     Frota total do Estado: 6.372.980

     Frota pagante de IPVA: 3.864.712 (61%)

     Frota Isenta de IPVA: 2.508.268 (39%)

     Consulte a tabela de desconto.

PAGAMENTO
DESCONTO ANTECIPAÇÃO
DESCONTO MÁXIMO PJ
DESCONTO MÁXIMO PF
Até 02/01/2017
3% + UPF/RS
9,08%
22,27%
Até 31/01/2017
3%
3%
22,40%
Até 24/02/2017
2%
2%
21,60%
Até 31/03/2017
1%
1%
20,80%    



Texto: Eliane Iensen
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Receita Federal alerta viajantes sobre declaração de bens

     Todo viajante que ingressa no Brasil e que tenha bens a declarar está obrigado a preencher a Declaração de Bens de Viajante (e-DBV), explica a Receita Federal, que preparou o Guia da Alfândega para Viajantes.

     O viajante que trouxer outros bens caracterizados como bagagem cujo valor global exceda a cota de isenção deve pagar imposto de importação, calculado à base de 50% do que exceder a cota de isenção por meio de documento próprio de arrecadação (DARF).

     As mercadorias que tenham finalidade comercial, se não forem declaradas pelo viajante, estarão sujeitas à aplicação de multa ao viajante ou até mesmo à apreensão de mercadorias, para fins de aplicação da pena de perdimento.

Regras

     Cada brasileiro tem o direito de trazer, sem cobrança de impostos, bens do exterior no valor de até 500 dólares (via marítima ou comercial) ou 300 dólares (via terrestre), desde que caracterizados como bagagem (destinados a uso ou consumo pessoal do viajante).

     É muito importante que o viajante declare corretamente os bens no momento da entrada no País. Caso não declare e seja pego pela fiscalização o viajante irá pagar os 50% de imposto mais 50% de multa; ou seja, 100% (imposto + multa).

      Já para a situação em que o contribuinte declarar uma parte dos bens, porém a fiscalização encontrar outros bens que também deviam, mas não foram declarados, há como agravante uma multa que incidirá sobre o valor total dos bens declarados e não declarados; ou seja: os 50% de multa incidirão sobre todos os bens (cota isenta + excedente declarado + excedente não declarado).

Fonte: Receita Federal

Consulta de contas inativas do FGTS pode ser feita por celular

     No próximo mês de fevereiro, a Caixa Econômica divulgará o cronograma de saque de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) atendendo à Medida Provisória 763/2016, lançada pelo presidente da República, Michel Temer, em dezembro do ano passado.

     A MP deve beneficiar 10,2 milhões de trabalhadores, que poderão sacar os valores de contas inativas até 31 de dezembro de 2015 para qualquer finalidade.

     Desde o anúncio da MP, o aplicativo da Caixa que permite ao trabalhador conferir pelo celular se tem contas inativas do fundo de garantia já foi baixado mais de 2,7 milhões de vezes.

     “No dia seguinte ao anúncio do governo federal, o volume de acessos em busca de informações subiu 10 vezes”, afirma o gerente nacional de FGTS da Caixa Econômica, Henrique José Santana. “Temos observado que as consultas aos nossos canais se mantêm uma vez e meia maior, desde então”, completa Santana.

     Disponível para os sistemas operacionais Android, IOS (Apple) e Windows Phone, o aplicativo divulga o saldo e os depósitos realizados pela empresa na conta do trabalhador. O beneficiário ainda pode atualizar o endereço na base do Fundo de Garantia, por exemplo.

Mensagem de texto
     Outro canal eletrônico lançado em 2016 – quando o FGTS completou 50 anos – foi o SMS FGTS. Mais de 12 milhões de trabalhadores já aderiram ao serviço, que envia uma mensagem de texto no celular sempre que há movimentação no Fundo.

     Isso vale para depósito mensal feito pelo empregador, saldo atualizado com juros e correção monetária ou liberação de saque. No ano passado, segundo a Caixa, 37 milhões de trabalhadores, em média, receberam depósitos todos os meses.

     Uma das vantagens do SMS, ressalta Santana, é que, caso haja alguma ocorrência na conta vinculada, o trabalhador poderá procurar a empresa e solicitar a imediata regularização, ao invés de deixar isso para o momento em que for sacar.

     O trabalhador cadastrado no SMS FGTS também poderá receber informações sobre o saldo de suas contas inativas e orientações sobre os procedimentos para o saque do dinheiro.

     A adesão ao SMS FGTS pode ser feita no site www.fgts.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0207, opção 3.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa Econômica Federal

Contratos do Fies poderão ser renovados a partir da segunda-feira (9)

Aditamento do segundo semestre de 2016 foi liberado após aprovação de crédito suplementar ao MEC pelo Congresso Nacional

     O Ministério da Educação (MEC) vai abrir o Sistema Informatizado do Financiamento Estudantil (SisFies) a partir de segunda-feira (9). A nova etapa refere-se aos contratos do 1° semestre de 2017.

     Todo semestre, os estudantes precisam fazer a renovação dos contratos. Dessa vez, já no início de janeiro, instituições de ensino superior poderão iniciar processos, que, posteriormente, serão validados pelos estudantes.

     “A medida pretende evitar velhos transtornos que alunos enfrentam todo semestre para concluir o processo de aditamento”, explica o ministro Mendonça Filho.

     O aditamento do segundo semestre de 2016 foi liberado após a aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que concedia crédito suplementar ao MEC.

     Com isso, a pasta quitou dívidas relativas aos pagamentos com serviços de administração de contratos prestados por bancos. Dessa forma, os repasses às instituições privadas de ensino superior foram normalizados.

     O prazo vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro, segundo processo de seleção conduzido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

      De acordo com o ministério, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões. O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano.

     O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.


Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil

SUS inicia vacinação de meninos contra HPV

Postos de saúde oferecem doses para jovens entre 12 e 13 anos. Mais de 3,6 milhões devem ser imunizados

     Postos de saúde de todo o País iniciaram, nesta semana, a vacinação contra o HPV de meninos entre 12 e 13 anos.

     O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

     A expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. Não haverá custos extras para a pasta, já que, no ano passado, com a redução de três para duas doses no esquema vacinal das meninas, o quantitativo previsto foi mantido, possibilitando a vacinação dos meninos.

     O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a importância da vacinação nos meninos. “A inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis. É muito importante a inclusão dessa faixa-etária. Precisamos estimular esta faixa a participar das mobilizações para vacinação.”

     Além disso, também receberão as doses as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Esse quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nessa faixa etária.

     “É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população”, ressaltou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

HPV para meninos
     O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

     Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

     A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV, com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

HPV para meninas
     Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 265 mil mulheres morrem devido à doença em todo o mundo, anualmente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima 16 mil novos casos.

     Para a produção da vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde promoveu Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Butantan. A transferência está sendo feita de forma gradual e tem reduzido o preço ano a ano. Até 2018, a produção da vacina HPV deverá ser 100% nacional.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Anvisa suspende 124 lotes de medicamentos da Brainfarma

A Anvisa determinou nesta terça-feira (3/1) a suspensão da distribuição, comércio e uso de 124 lotes de diferentes medicamentos da Brainfarma S/A. A própria empresa emitiu um comunicado de recolhimento voluntário dos produtos.
Com isso os medicamentos dos lotes suspensos não podem ser comercializados ou utilizados. Confira a lista de produtos e lotes na tabela abaixo:
Produto
Lote
Produto
Lote
ACET CIPRO+ETIN 2+0,035MG CPRV CT BL1X21
B16B1353
B16B1354
B16B1355
CELESTAMINE XPE 120ML OR
B16A0009
AMOXICILINA 250MG/5ML PO EXT VD 1X150ML
B15M1516
B15M1517
CLOR DE AMBROXOL 6MG/ML XPE AD 1X120ML
B16A0012
ATENEUM 50MG COMP CT BL 2X15
B16A0177
CONCEPNOR COMP REV CT BL 1X21
B16A0864
B16A0865
B16A0866
B16A0867
ATORVASTATINA 10MG COMP REV CT BL 2X15
B16A0449
B16A0450
B16A0984
CORISTINA VIT C EFERVESCENTE 10CP
B16A1198
B16A1137
ATORVASTATINA 10MG COMP REV CT BL 4X15
B16A0991
ATORVASTATINA 20MG COMP REV CT BL 2X15
B16A0454
BECLONATO SUSP INJ CT AMP VD 1ML+SER
B15J2208
B15J2450
DICLO DIETILAMONIO 11,6MG/G GEL CR 1X60G
B15M2004
B15M2005
B15M2006
B16A0185
B15M2007
B15M2008
BIOTONICO FONTOURA N FR 12X400ML
B16A1355
DIP BET+FOS BET INJ 1X1ML S/SERINGA
B15L0750
B15L0751
B16A0475
BISUISAN GRAN ENV 12X25X5,5G
B16A0354
DIPIRONA SODICA 1G COMP CT BL 1X10
B16A1611
B16A1612
B16A1701
DIPIRONA SODICA 1G COMP CT BL 25X4
B15M1981
B15M1982
B15M1983
B16A1738
B16A1739
NAPROXENO SOD 550MG COMP REV CT BL 2X10
B16A0372
B16A0369
DORALGINA DRG CT BL 2X10
B15M1392
B15M1393
B15M1394
HISTAMIN 2MG COMP CT BL 1X20
B16A0568
DORIL ENXAQUECA BL DISP 6X25X4 CPRV
B15M1550
HISTAMIN 2MG/5ML XPE FR VD AMB 1X100ML
B15M0569
EPOCLER LIQ FLAC 12X60X10ML
B15M1624
HUMECTOL-D COMP REV BL 24X2X10
B15M1654
ESCABIN SH FR 24X100ML
B15M1854
LIDOGEL 2% CT BG ALUM 1X30G
B15M1908
B15M1910
B15M1911
FLAVONID COMP REV CT BL 6X10
B16A0807
B16A0809
B16B0655
B16A0808
B16D0920
LIDOGEL 2% GEL TOP CT BG 50X30G
B15M1893
B15M1894
B15M1895
B15M1896
FLOMICIN 200MG PO LIOF CT ENV 4X1G
B16A0325
LISADOR GOTAS 10ML AG
B16A0083
GASTROL SUSP OR CT FR 1X250ML LP
B15M1471
B15M1472
B16A0057
LORATADINA 10MG COMP CT 12 CP
B15M1915
GASTROL TC SUS OR CT FR 1X240ML LP
B16A0046
B16A0047
LORATADINA 1MG/ML XPE FR 1X100ML
B15M2114
B15M2115
GESTRADIOL COMP CT BL 1X21
B16B1356
LYDIAN 2,0MG+0,035MG CPRV CT BL 60X1X21
B16B1358
B16B1359
LYDIAN CPRV CT BL 1X21 AG
B16B1360
B16B1361
MAL DEXCLORFENIRAM 2MG/5ML SOL 1X120ML
B16B0673
B16B067
MARACUGINA LIQ FR 24X150ML
B16A0840
NAPROXENO SOD 550MG COMP REV CT BL 1X10
B16A0366
B16A0367
B16A0368
NEO LORATADIN 10MG COMP CT 12CP
B15M1916
NEO MOXILIN 250MG/5ML PO EXT VD 1X150ML
B16A1534
NEOCOFLAN 11,6 MG/G AERO TOP TUB 85ML
B16A0469
B16A0483
NEOLEFRIN XPE FR VD AMB 1X60ML
B16A1069
B16A1070
NEOPIRIDIN PAST CT ENV ALUM 3X4
B16E0724
B16C2203
B16C2840
B16F0920
B16D1255
B16D2195
B16D2196
B16A1038
NEOSULIDA 50MG/ML SUSP OR FR PL 1X15ML
B15M2181
B15M2182
B15M2183
NEOTAREN 50MG COMP REV CT BL 1X20
B16A0007
B15M1707
NISTATINA 100.000UI/ML SUSP VD 1X50ML
B15M1821
B15M1822
B15M1823
B15M1824
B16A0022
B16A0025
PLANTACIL GRAN CT ENV 20X5G LP
B16A0266
B16A0267
PLESONAX 5MG COMP REV CT BL 25X4
B15M0591
POLARAMINE REPETABS 1X12
B16A0054
PREDSIM SOLUCAO 15ML AG
B16A0029
QUADRILON CR CT BG ALUM 1X15G
B16A0008
QUADRILON POM CT BG ALUM 1X15G
B16A0006
TAMARINE GELEIA 150G CT 48X1FR PL N
B16A0337
TAMARINE GELEIA 250G CT 24X1 FR PL N
B16A0339
TERMOPIRONA 1G COMP CT BL 1X10
B16A1698
B16A0464
VITASAY STRESS COMP REV 12X30
B15M0544
TERMOPIRONA 1G COMP CT BL 25X4
B15M1984
B15M1985
B16A1737