Entendendo o Problema
Segundo o Dr. Drauzio Varella:
- O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. (…) Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar (Fonte: drauziovarella.com.br).
Não existe uma explicação clara na medicina para que essas células caiam fora do útero. O que se sabe é que o problema acomete um grande número de mulheres, causando dores e, em alguns casos, infertilidade.
Os Sintomas da Endometriose
A endometriose pode ser assintomática, ou seja, não apresentar qualquer sinal físico. Quando há presença de sintomas, a mulher sente:
- cólicas muitos fortes durante o período menstrual;
- dor durante ou após as relações sexuais;
- problemas intestinais e urinários;
- dificuldade para engravidar.
Como a cólica menstrual é o principal sintoma da endometriose, é fundamental que a mulher procure a ajuda de um especialista ao invés de simplesmente achar que as dores são normais. A partir de exames clínicos, o ginecologista poderá diagnosticar a doença e propor o tratamento mais adequado para cada caso. Geralmente, é aconselhado que essas mulheres deixem de menstruar, com o uso de hormônios. Após o tratamento, a infertilidade pode ser revertida.
Fonte: Receita Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário