segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

São Leopoldo: Secretaria de Segurança apresenta projetos em reunião de transição

     Em reunião nesta segunda-feira (19) com as equipes de transição de governo Anibal Moacir e Ary Vanazzi, a Secretaria de Segurança apresentou as inovações implantadas, como a Escola Segura, o cercamento eletrônico, Grupamento de Defesa Ambiental, Central de Ocorrências e novos projetos de equipamentos e capacitação da Guarda Civil Municipal, que aguardam a liberação de recursos. Amanhã (20), a reunião será com a Secretaria de Educação, às 9 horas.

     “A Secretaria de Segurança vem realizando um trabalho de excelência e serve de referência para vários municípios”, disse o coordenador da Comissão de Transição do Governo, Daniel Daudt Schaefer, ao antecipar que está concluído o projeto para a transferência da sede da Secretaria para o Centro de Eventos. “A decisão de levar adiante ou não esta reestruturação, que será de extrema relevância para o efetivo da Guarda, agora é passada ao governo que chega”, afirmou. Daniel observou, ainda, que hoje dois assuntos de Segurança estão sendo tratados regionalmente. São eles, a instalação de um presídio e o cerco eletrônico, que através de um Consórcio Público de Segurança Pública, pretende captar R$ 30 milhões para a instalação deste sistema de monitoramente nos municípios da região.

     O secretário de Segurança e Defesa Comunitária, Nilton di Prieto, e o diretor da Guarda Civil Municipal, o comandante Renato Wendorff, explicaram que a Guarda conta com 172 integrantes, sendo 16 mulheres e 156 homens. Segundo eles, um concurso já está todo preparado para repor o efetivo, pois 20 já deixaram o quadro (aposentadoria) e calcula-se que nos próximos quatros anos outros 25 devem deixar a corporação.

     Hoje, a frota conta com 8 viaturas, mas um projeto para aquisição de mais 5 veículos já está encaminhado. Da mesma forma, está sendo trabalhada a aquisição de equipamentos, como armas de grosso calibre, pistolas e proteção de barco para o Grupamento de Defesa Ambiental, via Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema. “Do total do nosso efetivo, atualmente 80 utilizam armas e outros 20 estão em espera de curso de capacitação”, avisou Di Prieto.

     Também participaram da reunião o secretário de Gestão e Governo, Ari Borges dos Santos, Carlos Germano Weinmann, Marcia Greiner, coordenadora geral de Comunicação, e integrantes da Secretaria de Segurança; o coordenador da Comissão de Transição, Marcel Frison, a advogada Angelita Belleza, e o delegado Carlos Santana.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário