quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PIS/PASEP ANO BASE 2014 - Campanha alerta para prazo final em 29 de dezembro

Mais de 900 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício de um salário mínimo

     O ministério do Trabalho iniciou, nesta quarta-feira (21), uma campanha ostensiva para lembrar aos trabalhadores que o prazo para sacar nos bancos o Abono Salarial, referente ao ano-base 2014, termina na quinta-feira, dia 29 de dezembro. O saque no valor de R$880 é um direito do cidadão que trabalhou com carteira assinada por 30 dias em 2014; recebeu, em média, até dois salários mínimos; estava cadastrado no PIS/Pasep por cinco anos; e teve seus dados informados corretamente na RAIS pelo empregador.

     A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um comunicado informando que não haverá atendimento ao público nos bancos em 30 de dezembro, pois as agências estarão fechadas para o balanço anual. Portanto, as pessoas que ainda não sacaram o Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 precisam se programar para fazer o saque do benefício até o dia 29. Para aqueles que possuem o cartão cidadão, com senha validada, o saque pode ser realizado nos terminais eletrônicos na sexta-feira (30).

     Até esta quarta-feira (21), um total de 920.432 trabalhadores ainda não havia retirado o benefício em todo o Brasil. A expectativa do Ministério do Trabalho com a campanha é que mais trabalhadores possam ser informados sobre esse direito. O prazo para o saque, que terminou em 30 de junho, foi estendido pelo ministro Ronaldo Nogueira para o final de dezembro. Essa mudança permitiu que 124.531 servidores públicos sacassem o Pasep e que 163.675 trabalhadores da iniciativa privada sacassem o PIS, totalizando o pagamento de R$249.196.952,06 em saques.

     Campanhas - No final de setembro, o Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal dispararam 1,5 milhão de cartas-notificação para os endereços cadastrados dos beneficiários, avisando do direito ao crédito. Porém, 40% delas retornaram com a alegação de estar “sem identificação do destinatário”. Assim, a campanha ostensiva em TV, rádio e redes sociais foca nos estados onde o total de trabalhadores que ainda não retiraram o benefício é maior. A expectativa é que mais de 95% dos trabalhadores tenham acessado o Abono Salarial ao final da campanha.

     Como sacar o abono 2014 - Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode ir a um terminal de autoatendimento da Caixa ou a uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa. Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam conferir se houve depósito em conta. Caso contrário, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.


Ministério do Trabalho - Assessoria de Imprensa
imprensa@mte.gov.br
(61)2021-5449

Nenhum comentário:

Postar um comentário